Preparando um ambiente LaTeX para trabalhar com a Classe IFMGBiTex

A algum tempo criei a classe LaTeX IFMGBiTeX para auxiliar meus orientados e outros alunos do IFMG - Campus Bambuí a confeccionarem suas monografias. Minha classe foi baseada no excelente trabalho do grupo abnTeX. Antes de prosseguirmos é preciso que as ferramentas necessárias estejam preparadas, são elas:

  • Ambiente LaTeX (Eu utilizo o TeX Live no Linux e recomendo o MiKTeX para Windows);
  • Classes do abnTeX;
  • Editor de bibliografias JabRef (necessita de uma máquina virtual Java);
  • Editor LaTeX Texmaker;
  • Leitor de PDF.
É importante que o ambiente LaTeX instalado seja o completo. No caso de distribuições Linux baseadas no Debian podem ser instalados os pacotes: texlive-base texlive-binaries texlive-lang-portuguese texlive-doc-pt texlive-latex-extra texlive-latex-extra-doc texlive-base-bin texlive-bibtex-extra texlive-fonts-extra texlive-formats-extra texlive-generic-extra  texlive-latex3 texlive-plain-extra texlive-publishers texlive-publishers-doc texlive-science texlive-science-doc latex-beamer texlive-math-extra dvipng. No caso do Windows instale a versão completa do MiKTeX.

As classes abnTeX estão disponíveis no Linux através do pacote abntex. No Windows é preciso baixar um arquivo compactado e extrai-lo. Após a extração copie as pasta dentro de ABNTex\texmf para a pasta de fontes do MiKTeX. Em minha instalação instalação esta pasta localiza-se em C:\PROGRAM FILES\MikTEx 2.9\. O próximo passo é atualizar o MiKTeX acessando o programa MiKTeX > Maintanence (Admin) > Settings (Admin). Dentro do programa clique em  Refresh FNDB e Update Formats.

No Linux, existem pacotes para o Texmaker, mas a versão mais recente deve ser obtida na página oficial. Também é recomendado a instalação do pacote ibus-qt4 para o funcionamento adequado do mesmo.
A configuração do Texmaker é feita no menu Opções > Configurar Texmaker, como mostra a figura a seguir.
As configurações a serem feitas são:
  • Bibtex. Atribua o valor "bibtex %";
  • Makeindex. Atribua o valor "makeindex %.nlo -s nomencl.ist -o %.nls";
  • Leitor de PDF. Pode ser usado o leitor de PDF interno do Texmaker (Built-in Viewer) ou um programa externo. No Linux estou usando o Evince. No Windows, é preciso clicar no botão da direita e localizar o executável do leitor de PDF que você usa, para o Adobe Reader 9 a localização do executável normalmente é C:\Program Files\Adobe\Reader 9.0\Reader\AcroRd32.exe.
Além destas opções é preciso configurar o processo de compilação de arquivos LaTeX clicando no ícone Compilar. Marque a opção usuário e clique no botão wizard. Será exibida a janela a seguir:
Adicione os comandos "PdfLatex, Bibtex, PdfLatex, Makeindex, PdfLatex, Leitor de Pdf", Leitor de Pdf, nesta ordem clicando em Add.

No ícone Editor, temos às configurações do editor. A mais importante é a codificação da fonte que deve ser ISO-8859-15. Outra configuração interessante a ser feita no Texmaker é o dicionário para verificação ortográfica. Podemos utilizar o dicionário do LibreOffice. Localize o arquivo pt_BR.dic na opção Dicionário. No Linux este arquivo, normalmente, fica em /usr/share/hunspell/pt_BR.dic.

Pronto! Agora você pode compilar normalmente arquivos LaTeX baseados na classe IFMGBiTeX no Texmaker.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando o SMS Power View no Debian

Tesseract OCR: obtendo textos a partir de imagens

Executando programas 32 bits no Debian Etch amd64