O software livre e os profissionais da computação

Nesta postagem expresso brevemente minha revolta com alguns profissionais da área.

Iniciei minha graduação em Ciência da Computação em 2002, nesta época não tinha nenhum conhecimento sobre o Linux e relutei para começar a utilizá-lo, pois não conhecia e, pelo não conhecimento, achava que era ruim. Após incentivos de alguns colegas comecei a utilizar e aprendi o quanto o Sistema Operacional é bom. Desde então, nunca mais parei de utilizar e incentivo muito outras pessoas a utilizarem, principalmente os profissionais da área.

O que vejo acontecer muito hoje com diversos profissionais da área é falta de conhecimento sobre o Linux e por essa ignorância criticam o SO. Eu considero isto um absurdo, pois como uma pessoa pode se dizer profissional e não conhecer um sistema operacional como Linux? E pior, como um profissional de computação pode apoiar a utilização de programas piratas se existem software livres equivalentes de altíssima qualidade? Porque empresas que se dizem sérias instalam software pirata em computadores que já vêm com software livre pré-instalado?

Me sinto extremamente revoltado quanto a esta situação e acredito que todos os profissionais de verdade devem se sentir. Um dos principais culpados, na minha opinião, é o governo que deveria fiscalizar a utilização de softwares piratas, o que seria um grande incentivo a utilização de software livre.

Só para finalizar, os profissionais da área de computação devem ser realmente profissionais. Inibindo a utilização de software pirata e incentivando a utilização de software livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando o SMS Power View no Debian

Tesseract OCR: obtendo textos a partir de imagens

Executando programas 32 bits no Debian Etch amd64